Páginas

CURIOSIDADES SOBRE MOZART



Seu nome completo era JOHANNES CHRYSOSTOMUS WOLFGANGUS THEOPHILUS MOZART, nasceu em Salzburgo, na Áustria, no dia 27 de janeiro de 1756 (há 259 anos atrás), na rua Getreidegasse n°9.






Recebeu o nome Johannes Chrysostomus de seu pai, em homenagem ao santo São João Crisóstomo. 
Leopold Mozart, seu pai, trabalhava como segundo mestre da capela na corte do Principe-Arcebispo Sigmund von Schrattenbach. Também era compositor e um excelente professor de violino.
Mozart, tinha como apelido Wolferl, era "um pequeno homem notável, muito magro e pálido, com uma proeminente cabeleira clara, pela qual se mostrava muito vaidoso" - Tenor Michael Kelly.
Adorava jogar bilhar e brincar com seus animais de estimação, Mozart tinha um cachorro, um canário, um estorninho e um cavalo.
Quando criança, com seus 4 anos de idade, tocava clavicórdio e já compunha algumas obras. Aos 5 anos deu seu primeiro concerto público. Aos 6, tocava com facilidade e rapidez o clavicórdio e seu violino, também com 6 anos Mozart fez sua primeira turnê pela Europa com seu pai e sua irmã, Durante a turnê, que durou 4 anos, o compositor chorava por falta da mãe. As apresentações e as viagens eram longas e isso o cansava.
Com 8 anos, em 1764 começou a compor sua primeira sinfonia. Mozart, até então, já conseguia ler partituras a primeira vista, sua memória era extraordinaria e tinha grande capacidade em improvisar frases musicais. As pessoas que conviveram com ele, afirmam que era capaz de tocar piano com as notas cobertas por um pano.
Aos 15 anos, falava francês, inglês, italiano e ainda tinha um conhecimento sobre a lingua latina.
Por não ter uma infancia comum, Mozart era um "crianção", sempre bem-humorado, isso se prova com as cartas que mandava para sua prima Maria Anna Thekla Mozart, e em suas correspondências com a sua irmã Nannerl e seus pais.
Por ter sido um dos maiores gênios musicais, o mestre do classicismo, ter 600 criações catalogadas, que abrangem todos os gêneros, e que são reconhecidas em concertos, câmaras, piano, ópera e coral. Mozart não podia deixar de viver, sem homenagens a ele.
Aos 35 anos, muito novo, faleceu em Viena, no dia 5 de dezembro de 1791 (há 224 anos atrás). Foi inesperada a sua morte, varias propostas de diferentes teorias foi dadas sobre sua partida, entre elas: febre reumática, triquinose (infecção parasitária pela lombriga), envenenamento por mercúrio e doença nos rins. Até hoje, a causa da morte, nunca foi esclarecida.
A casa em que nasceu, homenageia Mozart, sendo hoje um museu de seus objetos quando criança. E em Salzburgo, uma das principais atrações turisticas é a Mozartplatz, que o homenageia por um momento. 
Seu corpo foi embalado nu em um saco e sepultado no cemitério São Marcos, em Viena.

Algumas imagens:
Neve durante o inverno em Viena

Foto de Salzburgo

Piano que faz parte da exposição no Museu de Mozart.
Estorninho
clavicórdio

Mozartplatz


Agora me dizem vocês, quais as obras desse maravilhoso compositor que vocês mais gostam?
Espero que tenham gostado!
Um beijão!


Sugestão de: Onetwo El Veracruz Sabotagem


Um comentário: