Seu pai, Adam Liszt administrava as propriedades do Príncipe Nicolas Eszterházy, tocava violino e cantava no coro da igreja. Liszt tinha algumas aulas com seu pai e sempre entendia tudo com destreza.
Aos 9 anos se apresentou em Oldenburgo, Eisenstadt e em Presburgo. Aos 10, mudou para Viena, onde estudava gratuitamente Teoria Musical com Salieri. Depois de 2 anos estudando com eles, sua primeira apresentação no Teatro Louvois foi fantástica, brilhante, tanto foi que os jornais o apresentaram como um fenômeno.
Em 1823, mudaram para França para Liszt estudar no conservatório nacional de Paris, porém infelizmente é despensado quando o diretor descobre que ele era estrangeiro. Mas Liszt não perdeu a esperança pois o povo parisiense tinha uma ótima impressão sobre o compositor.
Depois de alguns meses a família voltou para Hungria, para os concertos em Budapeste.
Em agosto de 1827, seu pai faleceu. Liszt mudou para Paris novamente com sua mãe para lecionar aulas e abandona os concertos em Budapeste.
Nesse tempo em que lecionava, se apaixonou por uma aluna chamada Saint Cricq, que é filha do Conde, mas foi obrigado a se afastar de sua amada.
1830 foi o ano em que infelizmente Liszt foi tirado da apatia por conta da revolução contra a monarquia de Carlos X. Nisso pega uma grande amizade com Frédéric Chopin, Noccoló Paganini e Berlioz, onde foram inspirações para suas obras.
Com 22 anos conhece a Condessa Marie d´Agoult, vive com ela durante 9 anos (1833-1842), na Suiça, época em que se dedicou á composição.
1842, com 31 anos, foi para a Rússia, convidado pela imperatriz Alexandra Feodovna. Vive 10 anos como mestre da capela na corte de Weimar. 1843 se apaixonou pela Princesa Caroline Sayn - Wittgenstein, ela largou seu marido para viver com Liszt.
Durante isso também se apresentava em recitais na Turquia, Dinamarca, Polônia e Espanha. E também passou a dirigir a ópera do Teatro de Weimar, onde a partir de então, se tornou um dos grandes centros musicais. E nisso Liszt se tornou chefe do movimento musical neo-alemão
1860 se entrega a vida religiosa mas continua compondo e lecionando. Porém compunha somente musicas sacras.
Passou seus ultimos anos na casa da Cosima (sua filha) e de Wagner (seu genro), em Bayreuth, onde morreu no dia 31 de julho de 1886 (há 129 anos atrás), muito pobre.
Como homenagem, a casa onde Liszt nasceu, hoje é um museu e em 2006 foi criada a sala de concertos de Franz Liszt, onde acontece festivais musicais.
Algumas imagens:
Princesa pela qual Liszt se apaixonou |
Sala de concertos de Liszt O que vocês acharam da vida de Liszt? Espero que todos tenham gostado! Beijos Sugestão de: Lucas Eduardo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário