Páginas

CURIOSIDADES SOBRE JON SCHMIDT

Jon Schmidt, nascido em 9 de julho de 1966 em Salt Lake, Utah - EUA (há 49 anos atrás), vivo até hoje.



Seus pais, alemãos, fizeram Jon estudar a música precocemente. Com muito esforço e trabalho Schmidt se tornou, então, pianista.
Aos 11 anos começou a compor, conta que enquanto seus amigos estavam tirando a carta de motorista, ele dava aula de piano, com uma carreira certa na música.
Temia que sua família não gostaria que ele fizesse faculdade de música, então fez o curso de inglês com planos de alcançar MBA.
De tanto as pessoas pedirem para Jon tocar piano, pensou, e alugou um sala de concerto para se apresentar em público, se arriscando por ter sido a primeira vez, mas claro, todos amaram.
E então nunca mais tocou no assunto do inglês e negócios. Persistiu na carreira solo durante 20 anos, com diversas apresentações, álbuns e prêmios.
Pouco tempo depois se juntou com outros homens, formando um grupo para se apresentar em vídeos impressionantes de piano e violoncelo. O grupo chama-se The Piano Guys, muito famoso no YouTube.
Jon, encontrou sua felicidade na alegria de seu publico ao escutar boas musicas, está realizado, pois o grupo atingiu um sucesso grande. 
Afinal, não tem como não gostar, são ótimos músicos. Inclusive ele!

Qual vídeo deles vocês mais gostam?
Espero que tenham gostado,
Beijos!

Sugestão de: Matias Villar

CURIOSIDADES SOBRE LISZT

FRANZ LISZT nasceu na vila Raiding, na Hungria. No dia 22 de outubro de 1811 (há 204 anos atrás).



Seu pai, Adam Liszt administrava as propriedades do Príncipe Nicolas Eszterházy, tocava violino e cantava no coro da igreja. Liszt tinha algumas aulas com seu pai e sempre entendia tudo com destreza.
Aos 9 anos se apresentou em Oldenburgo, Eisenstadt e em Presburgo. Aos 10, mudou para Viena, onde estudava gratuitamente Teoria Musical com Salieri. Depois de 2 anos estudando com eles, sua primeira apresentação no Teatro Louvois foi fantástica, brilhante, tanto foi que os jornais o apresentaram como um fenômeno.
Em 1823, mudaram para França para Liszt estudar no conservatório nacional de Paris, porém infelizmente é despensado quando o diretor descobre que ele era estrangeiro. Mas Liszt não perdeu a esperança pois o povo parisiense tinha uma ótima impressão sobre o compositor.
Depois de alguns meses a família voltou para Hungria, para os concertos em Budapeste.
Em agosto de 1827, seu pai faleceu. Liszt mudou para Paris novamente com sua mãe para lecionar aulas e abandona os concertos em Budapeste.
Nesse tempo em que lecionava, se apaixonou por uma aluna chamada Saint Cricq, que é filha do Conde, mas foi obrigado a se afastar de sua amada.
1830 foi o ano em que infelizmente Liszt foi tirado da apatia por conta da revolução contra a monarquia de Carlos X. Nisso pega uma grande amizade com Frédéric Chopin, Noccoló Paganini e Berlioz, onde foram inspirações para suas obras.
Com 22 anos conhece a Condessa Marie d´Agoult, vive com ela durante 9 anos (1833-1842), na Suiça, época em que se dedicou á composição.
1842, com 31 anos, foi para a Rússia, convidado pela imperatriz Alexandra Feodovna. Vive 10 anos como mestre da capela na corte de Weimar. 1843 se apaixonou pela Princesa Caroline Sayn - Wittgenstein, ela largou seu marido para viver com Liszt.
Durante isso também se apresentava em recitais na Turquia, Dinamarca, Polônia e Espanha. E também passou a dirigir a ópera do Teatro de Weimar, onde a partir de então, se tornou um dos grandes centros musicais. E nisso Liszt se tornou chefe do movimento musical neo-alemão
1860 se entrega a vida religiosa mas continua compondo e lecionando. Porém compunha somente musicas sacras.
Passou seus ultimos anos na casa da Cosima (sua filha) e de Wagner (seu genro), em Bayreuth, onde morreu no dia 31 de julho de 1886 (há 129 anos atrás), muito pobre.
Como homenagem, a casa onde Liszt nasceu, hoje é um museu e em 2006 foi criada a sala de concertos de Franz Liszt, onde acontece festivais musicais.

Algumas imagens:
Princesa pela qual Liszt se apaixonou


Liszt Festival Hall Raiding © Günther Pint
Sala de concertos de Liszt


O que vocês acharam da vida de Liszt?

Espero que todos tenham gostado!
 Beijos



Sugestão de: Lucas Eduardo

CURIOSIDADES SOBRE MOZART



Seu nome completo era JOHANNES CHRYSOSTOMUS WOLFGANGUS THEOPHILUS MOZART, nasceu em Salzburgo, na Áustria, no dia 27 de janeiro de 1756 (há 259 anos atrás), na rua Getreidegasse n°9.






Recebeu o nome Johannes Chrysostomus de seu pai, em homenagem ao santo São João Crisóstomo. 
Leopold Mozart, seu pai, trabalhava como segundo mestre da capela na corte do Principe-Arcebispo Sigmund von Schrattenbach. Também era compositor e um excelente professor de violino.
Mozart, tinha como apelido Wolferl, era "um pequeno homem notável, muito magro e pálido, com uma proeminente cabeleira clara, pela qual se mostrava muito vaidoso" - Tenor Michael Kelly.
Adorava jogar bilhar e brincar com seus animais de estimação, Mozart tinha um cachorro, um canário, um estorninho e um cavalo.
Quando criança, com seus 4 anos de idade, tocava clavicórdio e já compunha algumas obras. Aos 5 anos deu seu primeiro concerto público. Aos 6, tocava com facilidade e rapidez o clavicórdio e seu violino, também com 6 anos Mozart fez sua primeira turnê pela Europa com seu pai e sua irmã, Durante a turnê, que durou 4 anos, o compositor chorava por falta da mãe. As apresentações e as viagens eram longas e isso o cansava.
Com 8 anos, em 1764 começou a compor sua primeira sinfonia. Mozart, até então, já conseguia ler partituras a primeira vista, sua memória era extraordinaria e tinha grande capacidade em improvisar frases musicais. As pessoas que conviveram com ele, afirmam que era capaz de tocar piano com as notas cobertas por um pano.
Aos 15 anos, falava francês, inglês, italiano e ainda tinha um conhecimento sobre a lingua latina.
Por não ter uma infancia comum, Mozart era um "crianção", sempre bem-humorado, isso se prova com as cartas que mandava para sua prima Maria Anna Thekla Mozart, e em suas correspondências com a sua irmã Nannerl e seus pais.
Por ter sido um dos maiores gênios musicais, o mestre do classicismo, ter 600 criações catalogadas, que abrangem todos os gêneros, e que são reconhecidas em concertos, câmaras, piano, ópera e coral. Mozart não podia deixar de viver, sem homenagens a ele.
Aos 35 anos, muito novo, faleceu em Viena, no dia 5 de dezembro de 1791 (há 224 anos atrás). Foi inesperada a sua morte, varias propostas de diferentes teorias foi dadas sobre sua partida, entre elas: febre reumática, triquinose (infecção parasitária pela lombriga), envenenamento por mercúrio e doença nos rins. Até hoje, a causa da morte, nunca foi esclarecida.
A casa em que nasceu, homenageia Mozart, sendo hoje um museu de seus objetos quando criança. E em Salzburgo, uma das principais atrações turisticas é a Mozartplatz, que o homenageia por um momento. 
Seu corpo foi embalado nu em um saco e sepultado no cemitério São Marcos, em Viena.

Algumas imagens:
Neve durante o inverno em Viena

Foto de Salzburgo

Piano que faz parte da exposição no Museu de Mozart.
Estorninho
clavicórdio

Mozartplatz


Agora me dizem vocês, quais as obras desse maravilhoso compositor que vocês mais gostam?
Espero que tenham gostado!
Um beijão!


Sugestão de: Onetwo El Veracruz Sabotagem